(62) 3245-2034 / 3245-2068

rachel.campelo@outlook.com

Patologias Relevantes

Transtornos alimentares

transtornoalimentares-15166315.jpg

Anorexia Nervosa – caracteriza-se por uma procura incansável pela magreza, levando o paciente a uma grave e auto-induzida perda de peso, utilizando recursos extremos como longos períodos de jejum, exercícios físicos excessivos, vômitos voluntários, uso de laxantes, diuréticos ou moderadores de apetite. Há uma insatisfação ou distorção de imagem corporal, sentindo-se muito gorda e desejando continuar emagrecendo apesar do grave emagrecimento e de todas as evidencias em contrário. Habitualmente há interrupção dos ciclos menstruais. Em função da grave perda de peso a anorexia nervosa tem elevado risco de morte.

Bulimia Nervosa - Apresenta-se como uma sensação de completa perda de controle alimentar em que o paciente ingere compulsiva e indiscriminadamente grandes quantidades de alimentos em um período muito curto de tempo – o chamado episódio bulímico. Esta ingestão é seguida de um sentimento de culpa, vergonha e medo de engordar, levando o paciente a induzir o vômito, em geral várias vezes ao dia, bem como fazer uso de laxantes, diuréticos ou inibidores de apetite e à prática de exercícios físicos de maneira exagerada.

Comer Compulsivo - Nos últimos anos constatou-se que uma parcela dos obesos em tratamento, cerca de 30 por cento apresenta um comportamento de descontrole alimentar com uma ingestão compulsiva de grandes quantidades de alimento durante o dia, com a sensação de perda de controle. Esse quadro esta relacionado com outras graves doenças psiquiátricas como depressão e ansiedade.

Fonte: Instituto de Psiquiatria - USP